06/06/2023
Primeiro, é necessário sabermos que não existe uma quantidade determina para se dar abertura a um estabelecimento comercial, isto depende de vários fatores como o mercado em que se atua, o porte do negócio e o capital inicial do empreendedor.
Algumas pessoas podem optar por dar abertura a um estabelecimento comercial vendendo apenas os produtos primários, como alimentos, outros podem ter maior diversificação, como produtos de beleza, higiene, limpeza, acessório e bens eletrônicos, mas também é necessário estarmos conscientes que embora esta diferença de contexto, existem gastos que independente do mercado e do porte, devem ser feitos.
Exemplo:
Independentemente do tamanho do seu estabelecimento comercial, todo estabelecimento comercial deve ter prateleiras, onde serão colocados os produtos, todos estabelecimento comercial necessita de embalagens aonde serão colocados os produtos que os clientes comprarem .
Segundo, para se saber quanto irá se precisar especificamente para abertura de um estabelecimento comercial, é necessário que se elabore um plano financeiro detalhado, aonde será escrito todos os gastos que serão feitos para iniciação, funcionamento continuidade e a sustentabilidade do estabelecimento.
No plano financeiro devemos separar dois tipos de gastos:
Gastos primários e gastos secundários.
Os gastos primários devem ser feitos na abertura do estabelecimento como o aluguel do espaço, alvará comercial, energia e a compra dos produtos, já os gastos secundários são aqueles que podem ser feitos quando o negócio estiver em funcionamento, como a renovação da pintura do estabelecimento.
Terceiro, um plano financeiro está dividido em quatro áreas:
1- Investimento fixos
2- Investimentos pré- operacionais,
3- Capital de giro
4- Investimento total
1-Investimentos fixos: Gastos relacionados aos materiais usado em um negócio, como as prateleiras aonde serão colocados os produtos, arca, geleira, cadeira e.t.c
2-Capital de giro- capital necessário para o funcioname