11/04/2023
O Sindicato Nacional dos Professores de Angola, representado pelo seu secretário-geral, Admar Jinguma, prometeu que irá paralisar as aulas no mês de junho, por notar algum incumprimento do Executivo relativamente às questões que foram acordadas após as duas paralisação nos meses de Novembro e Dezembro, dentre elas a implementação de um ganho de 12,5% que estava marcado para o mês de Março, mas que não aconteceu e também a questão dos incentivos para os agentes que trabalham nas zonas recônditas cujo diploma foi aprovado no mês de Março sem qualquer indicação em termos de calendarização.
“Se, eventualmente, até ao mês de Maio, alguns destes compromissos não forem assumidos, nós não teremos outra coisa a fazer se não acionarmos este recurso legal para pressionado, através da greve, o atendimento das questões de forma imediata. Já vamos no quarto mês e oxalá que o Governo não demore muito a materializar as questões que prometeu. Se não, no mês de junho - um mês crítico, porque é o último do ano letivo - não teremos boas histórias para contar”, declarou Admar Jinguma entrevista à DW.
Na ocasião, o sindicalista falou ainda numa "crise generalizada" no funcionalismo público angolano, resultante da falta de confiança no Governo e pediu um pronunciamento do Ministério das Finanças pelo facto de estarem a viver o segundo mês consecutivo com atrasos salariais.
Siga a nossa página
O Plantão Lubango