Cláudio Toledo

  • Home
  • Cláudio Toledo

Cláudio Toledo Psicanalista. Doutorando Psi (UFMG), Mestre em filosofia e teologia, celebrante social de casamentos.
(25)

Psicanalista, mestre em filosofia e teologia, celebrante social de casamentos.

Levando a psicanálise em extensão, em conjunto com a arte - a de ontem e a de hoje - para o 60o Congresso da Escola de P...
01/06/2024

Levando a psicanálise em extensão, em conjunto com a arte - a de ontem e a de hoje - para o 60o Congresso da Escola de Pais do Brasil, em SP. Convite da psicanalista e amiga querida Jane Patricia Haddad.

Aula inaugural do  com o Prof  👏👏👏👏
19/02/2024

Aula inaugural do com o Prof 👏👏👏👏

A psicanálise sempre nos desafia a repensar as dinâmicas emocionais. Reinventar, costurar, fazer adaptações. Escolher o ...
10/02/2024

A psicanálise sempre nos desafia a repensar as dinâmicas emocionais. Reinventar, costurar, fazer adaptações. Escolher o tom. Estar disposto a cair (na folia)! Viver bem não precisa ser uma ilusão, mas requer uma boa dose de fantasia.

Honrado com o convite dos colaboradores e colaboradoras do Cenop Atacadex BH do  pra falar sobre cuidados com a saúde me...
27/01/2024

Honrado com o convite dos colaboradores e colaboradoras do Cenop Atacadex BH do pra falar sobre cuidados com a saúde mental.

Levei a psicanálise em extensão pra reforçar que, quando se trata de equilíbrio psíquico, não há receitas de bolo, mas soluções singulares.

Na hora das perguntas, surgiram testemunhos muito verdadeiros e muito oportunos 💙

Agradeço à ECOA pelo convite. Pelo mimo que chegou no consultório também 😊!

“O casamento é um laço que deve ser leve como um abraço e nunca apertado como um nó.”Essa é uma frase de um texto autora...
25/01/2024

“O casamento é um laço que deve ser leve como um abraço e nunca apertado como um nó.”

Essa é uma frase de um texto autoral em que reflito sobre como o casamento não precisa ser um peso, como alguns dizem. Ele é, ou deveria ser, uma escolha. Neste caso, a liberdade precisa ser seu fundamento.

Concordam? Me conta nos comentários se já leu ou escutou esse texto.

Durante os preparativos para o grande dia, converso com muitos casais de noivos que enfrentam dificuldades em elaborar o...
21/01/2024

Durante os preparativos para o grande dia, converso com muitos casais de noivos que enfrentam dificuldades em elaborar os votos personalizados, daqueles que trazem verdade e emoção.

Pensando nisso, compartilho aqui 5 dicas para ajudar na construção de votos personalizados (emocionantes!) para o dia do casamento:.

1️⃣ Escreva em um momento de descanso; esse é um momento de pensar, refletir coisas valiosas, então, faça isso longe da correria e tensões do dia a dia.
2️⃣ Reflita sobre o passado, presente e o futuro da relação. Recorde o que o te encantou na outra pessoa e o que motivou o início do relacionamento. Em seguida, expresse o quão especial ela é no agora e compartilhe seus sentimentos. Por fim, questione suas intenções para o futuro da relação: o que você está disposto a oferecer, que compromissos assume e que ações adotará para trazer mais harmonia e facilitar o relacionamento?
3️⃣ Tenha em mente o tamanho dos votos; para que não se tornem cansativos. Para ser emocionante não precisa contar a história completa nem falar demais. Traga a sua verdade para as palavras.
4️⃣ Pratique! A ideia de falar em público, ou usar um microfone, pode gerar nervosismo. Indico treinar de frente ao espelho e encontrar momentos de pausa e a respiração correta para a hora da leitura. Ah, e não se esqueça de levar seus votos escritos no dia, para evitar o famoso “branco”!
5️⃣ Conteúdo positivo e respeitoso; neste dia evite abordar temas negativos, como mágoas e ressentimentos, mantendo os votos focados em sentimentos positivos e promessas de comprometimento.

✨ Dica extra: Termine seus votos com uma declaração de amor!

Lembre-se, os votos de casamento são uma expressão singular de amor. A sinceridade é a chave para tornar o momento especial e emocionante.

E aí, te ajudei? Me conta nos comentários.

Dizem que dificilmente alguém mudar e que, quando isso ocorre, ou foi por uma grande dor ou por um grande amor. Na jorna...
16/01/2024

Dizem que dificilmente alguém mudar e que, quando isso ocorre, ou foi por uma grande dor ou por um grande amor. Na jornada da vida, a força para encarar a verdade varia de pessoa para pessoa e, é claro, de momento a momento! Para quem está disposto ou quer uma mudança, ter parceiros de caminhada pode ser fundamental.


Vamos celebrar juntos o amor? Acesse o botão “Contato” no meu perfil e vamos conversar. É importante informar data, horá...
15/01/2024

Vamos celebrar juntos o amor? Acesse o botão “Contato” no meu perfil e vamos conversar.
É importante informar data, horário e local da cerimônia.

Tenho ainda disponíveis as últimas datas em 2024 e agenda 2025 aberta.

Muitas vezes, na terapia, estamos preocupados com a nossa autoimagem diante do terapeuta. Temos a sensação de que, ao no...
08/01/2024

Muitas vezes, na terapia, estamos preocupados com a nossa autoimagem diante do terapeuta. Temos a sensação de que, ao nos mostrarmos mais controlados para nós mesmos e para a pessoa que está nos analisando, estamos indo bem. No entanto, isso é uma ilusão; perdemos a oportunidade de nos ouvir melhor e expressar nossos sentimentos.

O importante é permitir que tudo flua, deixar que todos os sentimentos apareçam. A terapia é um lugar para nos conhecermos em todas as vertentes, inclusive aqueles sentimentos que não gostamos de demonstrar.

Vamos continuar essa conversa nos comentários. Me conta, você sente facilidade em deixar a terapia fluir ou ainda tenta manter o controle?

Está ficando pra trás o tempo em que as noivas temiam que os celebrantes dissessem durante a cerimônia:: “Mulher, seja s...
07/01/2024

Está ficando pra trás o tempo em que as noivas temiam que os celebrantes dissessem durante a cerimônia:: “Mulher, seja submissa”!

Contudo, é contra esse mesmo machismo que se esconde na noção de “seja submissa”, que é preciso avançar.

Longe de parecer apenas um crítico, proponho alguns pontos de reflexão:

- a frase “eu vos declaro marido e mulher” parte da ideia de que a moça, uma vez casada, finalmente tornou-se mulher, agora que tem um marido…

- a origem da superstição em que “o noivo não pode ver a noiva com o vestido antes do altar, pq dá azar”, parte do costume de que os casamentos eram arranjados. Nestes casos o noivo, muitas vezes conhecendo a noiva só no dia do casamento, poderia desistir da mulher escolhida por sua família antes de chegar no altar.

- a crença de que o véu que só pode ser descoberto no altar, parte da nessa premissa: o noivo só poderia conhecer o rosto da noiva, arranjada para ele, na hora do casamento. O mesmo vale ainda para: “não foge não, ela está linda” e plaquinhas afins… não parece haver algo estranho aí?

- “Pode beijar a noiva, ou, pode beijar sua mulher”, bem que pode ser substituído por “podem se beijar”, sem prejuízo para a beleza do rito…

- “É o pai quem deve entregar a filha mulher no altar”… acho já podemos imaginar de onde essa ideia veio, certo?

O que me proponho é repensar esse machismo nosso de cada dia, sobretudo em um rito que deve celebrar a união de pessoas no mesmo pé de igualdade.

Quem sabe ressignificar algumas tradições, com pais que levem noivas ao altar como uma forma de agradecimento delas e não com o sentido de “entrega. Ou noivos que fazem o “first look” para se emocionarem juntos e não pra evitar o azar. Quem sabe não seja melhor dizer “esposo e esposa” e não “‘marido e mulher”.

Quem sabe? Elas, as mulheres sabem! E já é tempo de um novo saber.



====
E vc, o que me diz? Vamos continuar esse papo nos comentários!

Permita-se amar. A si, ao próximo, à vida. Tudo fará mais sentido.
04/01/2024

Permita-se amar. A si, ao próximo, à vida.

Tudo fará mais sentido.

Olá! Eu sou o Cláudio Toledo, psicanalista e celebrante social de casamentos. Também sou mestre em filosofia e em teolog...
02/01/2024

Olá! Eu sou o Cláudio Toledo, psicanalista e celebrante social de casamentos. Também
sou mestre em filosofia e em teologia pela PUC/SP, palestrante e doutorando em psicologia pela UFMG.

Acredito que em tudo aquilo que já vivemos - seja sozinho ou na companhia de alguém – estão as chaves para uma vida mais autêntica.

Sobretudo, acredito no amor como um caminho que se abre a todos, sem distinção 🏳️‍🌈.

Sigo com amor, ressignificando afetos, criando novos projetos, celebrando a vida.

Há mais de 10 anos acolho histórias e acompanho jovens, adultos e casais,
realizando meu propósito de valorizar o amor para inspirar novas vivências e jornadas.

Tenho apreço por caminhos singulares e por tudo o que é personalizado. Valorizo os bons
desejos e me guio pelo amor.

Aceitando o impossível, sigo na trilha.

Vamos juntos?

Lá bem no alto do décimo segundo andar do AnoVive uma louca chamada EsperançaE ela pensa que quando todas as sirenasToda...
30/12/2023

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA

Mário Quintana.

Recebendo o ano novo com sorrisos e esperança!
Que 2024 nos traga experiências positivas e emocionantes conquistas. 🎉✨

Esse é o meu bilhete para o Papai Noel esse ano. 😂 🎅E qual é o seu? Me conta nos comentários.
22/12/2023

Esse é o meu bilhete para o Papai Noel esse ano. 😂 🎅

E qual é o seu? Me conta nos comentários.

É fato. Não é de agora que o Papa Francisco pode ser reconhecido como alguém que trouxe novos ares para a Igreja Católic...
19/12/2023

É fato. Não é de agora que o Papa Francisco pode ser reconhecido como alguém que trouxe novos ares para a Igreja Católica, se a ala conservadora da Instituição não o ‘cancelar’ primeiro.

Vi comemorações pelo documento que autoriza benção a casais do mesmo s**o. Mas pouca coisa mudou.

Não se trata de um reconhecimento daquela dignidade inerente a cada pessoa, independentemente de sua orientação sexual. Ainda menos do reconhecimento das uniões homoafetivas, já que nada no documento, nem de longe, faz referência a alteração da doutrina católica sobre casais, tampouco sobre casamento.

Pode abençoar, mas não pode ser com uma missa, nem com uma celebração, nem em outra liturgia qualquer. Pode abençoar como se abençoa um carro, uma casa, ou um animalzinho de estimação…

Um padre pode querer não dar a benção. Nada o obriga. Aliás, é uma benção que só pode ser dada a casais que, diz o documento, “não reivindicam a legitimidade do seu próprio status”. Quem achar legítimo o amor entre duas pessoas, não pode receber a benção da Igreja…

Quando me tornei professor de teologia moral, no mestrado havia um professor que dizia: “a Igreja Católica é como um enorme transatlântico. Toda mudança de rumo deve acontecer de forma lenta e gradual, pois se for brusca, o barco tende a afundar”.

Felizmente, desde que a Igreja permitiu às pessoas lerem a Bíblia e às mulheres foi liberado não usar mais o véu, ou ainda, desde que se fez uma opção pastoral por não ficar condenando mais quem perdeu a virgindade antes do matrimônio ou tomou pílula anticoncepcional… temos algumas razões para acreditar que a Igreja, assim como as pessoas, evolui.

No mais, no lugar de uma benção, a Igreja Católica deveria era pedir perdão. Muitos g**s e lésbicas sofreram e sofrem coisas inimagináveis no seio de famílias cristãs que acreditam que a salvação tem mais a ver com quem vc coloca na cama, que com o mandamento do amor: amar a Deus e ao próximo, como a ti mesmo.

Tarefa difícil essa de amar quem é diferente da gente. Mas tarefa ainda maior é se pautar pelo que realmente importa, deixando o quem ama quem como um assunto meramente pessoal.

Encontre o equilíbrio: nem toda companhia é saudável, nem toda solidão é um mal. Às vezes, o verdadeiro bem-estar reside...
14/12/2023

Encontre o equilíbrio: nem toda companhia é saudável, nem toda solidão é um mal. Às vezes, o verdadeiro bem-estar reside na qualidade das relações e na apreciação de sua própria companhia.

Concorda? Deixe sua opinião nos comentários!

“Eu, você, dois filhos e um cachorro”. Conheci uma história que representa a melhor versão desta música! Um testemunho d...
29/11/2023

“Eu, você, dois filhos e um cachorro”. Conheci uma história que representa a melhor versão desta música! Um testemunho de companheirismo, apoio mútuo e amor familiar. Foi para celebrar essa parceria que Luana e Fernando me convidaram para fazer a renovação de votos deles.

Conheci então uma história de amor que se desenrolou pela magia dos encontros inesperados. Fernando, no auge da faculdade e comprometido em aproveitar a vida, conheceu Luana por meio do amigo Paulinho, primo dela.

O primeiro encontro foi marcado por uma conexão instantânea entre almas diferentes que logo se viram em uma bela sintonia.

Juntos, eles enfrentaram os altos e baixos da vida, celebrando conquistas, grandes e pequenas, como a formatura, a obtenção da carteira de motorista, o primeiro estágio, a efetivação em um trabalho e a pós-graduação. Uma união que se solidificou ainda mais com o casamento e a chegada de três preciosidades: Pandora 🐶, Gabriel👶 e Gustavo👶.

Jornadas assim merecem uma celebração diária, mas de tempos em tempos, vale a pena fazer do cotidiano um momento extraordinário!

Fornecedores:

Cerimonial:
Música cerimônia:
Fotografia:
Vídeo:
Decoração:

Hoje, Dia da Consciência Negra, proponho um mergulho em reflexões poderosas, por meio das obras que nos desafiam a encar...
20/11/2023

Hoje, Dia da Consciência Negra, proponho um mergulho em reflexões poderosas, por meio das obras que nos desafiam a encarar de frente o racismo e o racismo estrutural.

Começo com a autora que me enxergar o racismo estrutural e o privilégio branco, e deixo outras importantes indicações pra vcs:

1 -“Pequeno Manual Antirracista” - Djamila Ribeiro: Um livro que oferece reflexões importantes sobre o racismo no Brasil e sugere ações para combatê-lo

2 - “Racismo Recreativo” - Adilson Moreira: Analisa o racismo presente em situações cotidianas e questiona estereótipos e preconceitos.

3 - “O Quilombismo” - Abdias do Nascimento: Neste livro, Abdias do Nascimento discute o quilombismo como uma filosofia de vida e de luta.

4- “Relações raciais na escuta psicanalítica” - elaborado por alguns dos meus professores e colegas do doutorado, dentre outros autores, que aproxima o psicanalista (e aqueles interessados no tema) a novas possibilidades de reflexão.

5 - “Mulheres, Raça e Classe” - Angela Davis : Embora a autora não seja brasileira, esta obra é relevante para entender as interseccionalidades entre raça, gênero e classe social na luta antirracista.

Esses e tantos outros livros oferecem perspectivas valiosas sobre o racismo brasileiro e contribuem para a discussão e para a ação no âmbito antirracista.

Que possamos nos comprometer com a erradicação do racismo em todas as suas formas.

DiaDaConscienciaNegra

Dia de voltar à sala de aula, lecionando sobre ética, biopolítica e direitos humanos, para as formandas do curso de Nutr...
10/10/2023

Dia de voltar à sala de aula, lecionando sobre ética, biopolítica e direitos humanos, para as formandas do curso de Nutrição na a convite da profa. . Especialmente nestes dias estes temas estão me provocando bastante. Afinal, direitos humanos para quem? Quem fazemos viver, quem deixamos morrer? Falar disso na manhã de hoje foi um privilégio e um momento de reflexão. Obrigado Priscila pelo convite!

A Marcella estava de férias quando avistou o Thiago pela primeira vez. “Encontrei o pai dos meus futuros filhos”,  foi a...
06/08/2023

A Marcella estava de férias quando avistou o Thiago pela primeira vez. “Encontrei o pai dos meus futuros filhos”, foi assim, com essa ideia, que a parceira deles começou. Construíram uma vida linda nos EUA, agraciada com a chegada do Lucca e da Ella.
Esse ano, celebraram um sim, de tantos que já se disseram, desta vez no altar, com os filhos por testemunhas.
Essa cerimônia da vida real, dos amores possíveis, foi registrada com perfeição pela querida


・・・
Quando os filhos participam da cerimônia ♥️

Pessoas que entram em nossas vidas e que a gente passa a admirar, de graça! Que bom quando este sentimento é recíproco :...
16/07/2023

Pessoas que entram em nossas vidas e que a gente passa a admirar, de graça! Que bom quando este sentimento é recíproco :)
Hoje foi o dia deles - da Camila e do André - e foi dia de receber o carinho dos dois, 7 anos após uma das cerimônias que mais me encantou celebrar.
Eu poderia contar aqui cada símbolo e cada detalhe daquele 16/07, mas prefiro deixar essas recordações no baú da memória e me aproveitar dessa postagem pra agradecer a todos os casais que me brindam com o privilégio de celebrar junto deles.

Camila e André, obrigado! Parabéns 😍!

Das alegrias do doutorado: almoço de férias + orientação de tese com a profa.  e minha amiga doutoranda  🤩
08/07/2023

Das alegrias do doutorado: almoço de férias + orientação de tese com a profa. e minha amiga doutoranda 🤩

Vou contar sobre uma das surpresas mais bacanas que já ajudei a confabular! Antes preciso dizer que acho muito legal as ...
05/07/2023

Vou contar sobre uma das surpresas mais bacanas que já ajudei a confabular! Antes preciso dizer que acho muito legal as cerimônias de renovação de votos, como essa da Luana e do Fernando, simplesmente pq 15 anos depois de casados (sem contar o tempo de namoro) é lindo ver o fôlego que o amor e parceria podem ter!
Voltando a surpresa a ideia foi do esposo, eu só ajudei no encontro da melhor hora. Eles se casaram sem um pedido formal de casamento. E sabemos o quanto um pedido especial tem feito parte do imaginário dos apaixonados, né? Pois bem, o Fernando fez uma singela reparação na história deles, pedindo a esposa em casamento durante os votos. Com direito a anel de cristal, pelas bodas de 15 anos. Claro, a emoção tomou conta e foi bonito de se ver :)
Fora aquela alegria de encontrar esses queridos:

Assessoria
Espaço
Celebrante .bh
Vídeo
Decor
Buffet
Drinks
Vestido noiva .amaral
Terno noivo
Bem-casados
Convites
Dj
Banda festa
Beleza

Fotos: fazendo milagre no sol do meio dia :)

Quando sou escolhido por alguém do mercado de eventos pra participar de um momento familiar, me encho de alegria! E foi ...
22/06/2023

Quando sou escolhido por alguém do mercado de eventos pra participar de um momento familiar, me encho de alegria! E foi assim que recebi a indicação da Luiza () para celebrar para o irmão e para amiga dela.
Graças a ela estive com o .oliveira e a neste dia tão especial pra eles.
E o que era bom ficou melhor, ao encontrar outros fornecedores muito queridos:

arts
🤩





🤩




Fotos incríveis:

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Cláudio Toledo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Cláudio Toledo:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Event Planning Service?

Share

Our Story

Psicanalista. Mestre em filosofia e teologia. Celebrante social de casamentos.