15/12/2022
Em Sofala: Ministra do Interior encerra cursos de Sargentos e instrutores policiais
ARSÉNIA MASSINGUE, MINISTRA DO INTERIOR, DIRIGIU A CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE SARGENTOS DA POLÍCIA E INSTRUTORES NO SÁBADO (10), NA ESCOLA DE SARGENTOS DA POLÍCIA (ESAPOL)" TENENTE GENERAL OSWALDO ASSAHEL TAZAMA", METUCHIRA, DISTRITO DE NHAMATANDA.
São no total 606 membros PRM que terminaram cursos, dos quais 345 finalistas do III e IV Cursos de Sargentos da Polícia em Ciências Policiais, 31 Instrutores e 230 finalistas do I Curso de Formação em Técnicas Psicopedagógicas .
No seu discurso de ocasião, a Ministra do pelouro, depois de descrever o cenário social, politico e econômico do país, disse aos graduados que eram mais valia para o combate ao terrorismo e socorro das populações afectadas. Ainda afirmou que os finalistas findam os cursos carregados de muita responsabilidade de continuarem a garantir a Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas, assim como a livre circulação de pessoas e seus bens no país.
Em particular aos instrutores, Arsênia Massingue exigiu que exerçam as suas funções com brio e profissionalismo, de modo a lograrem bons resultados e evitar desinformação.
Por seu turno, o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, Inspetor-Geral da Polícia, na sua intervenção, realçou que os graduados com formação superior e dotados de técnicas psicopedagógicas pela Universidade Pedagógica de Maputo trarão outras abordagens de conhecimento, que a crescerão valor na instituição no âmbito da garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas.
O dirigente fez saber ainda que a gênesis da ordem unida da PRM é a República Unida da Tanzânia, "nós buscamos o saber da marcha desde os primeiros combatentes da luta de libertação nacional, de igual modo, os formados foram dotados destes conhecimentos para imortalizar este saber. Quanto aos instrutores ora capacitados, tem a missão de replicar estes conhecimentos para que