03/05/2024
Apesar de hoje ainda dividir a cena com setembro, outubro e novembro, maio ainda é o grande campeão na hora em que o casal vai definir a data do grande dia.
A escolha por esse mês não é por acaso e por isso eu trouxe hoje os fatores que fazem dele o queridinho dos casais.
- Primavera no hemisfério Norte:
A tradição de se referir ao mês de maio como sendo o Mês das Noivas surgiu, na verdade, nos países do Hemisfério Norte. Por lá, as temperaturas baixas ditavam alguns costumes e faziam com que os festejos fossem adiados. Em maio, o clima mais agradável e com menor incidência de chuvas favorecia os eventos ao ar livre, os festejos coletivos. O fato de ser primavera também teve grande influência nessa escolha, já que, nesta época, era mais fácil encontrar variedades de plantas e flores. E, por carregarem simbologia no universo nupcial, com os buquês das noivas e a decoração das cerimônias, levou a uma associação imediata entre a estação do ano e o evento em si. Isso contribuiu para tornar o mês mais propício para enlaces!
- Clima Favorável: Por ser meia estação tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul, é uma época ótima para os casamentos ao ar livre.
Aqui no Brasil, ainda temos a vantagem de flores lindas florescerem durante o outono, como o caso de margaridas, rosas, gérberas, astromélias, áster, amor-perfeito e crisântemos.
- Tradição Religiosa: Maio tem uma longa associação com rituais religiosos e celebrações. Na tradição católica, maio é dedicado à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, muitos casais escolhem se casar neste mês como uma homenagem à mãe, à pureza, à fé e ao papel da família;
- Facilidade de Planejamento: Muitos casais escolhem o mês por preferir se casar antes do início da temporada de férias de inverno, permitindo-lhes desfrutar de sua lua de mel sem interferências e com mais disponibilidade de voos e pousadas.
Me conta aqui nos comentários se você sabia disso e se está planejando seu grande dia para maio também.