25/08/2022
Os trabalhos desta comissão terminam, quase um ano após terem começado.
Pela primeira vez, a Comissão de Festas assumiu a organização das três Festas Religiosas que se assinalam na Paróquia, Sr. dos Aflitos, Sto. António e Sra. da Saúde – uma aposta ganha, que se espera continue, de forma a que os costumes da Terra não se percam. Pode parecer penoso, mas sendo as Festas do Sr. Aflitos e Sto. António mais simples, faz todo o sentido em integrá-las nos eventos promovidos pela Comissão de Festas, que assim garante, por um lado, que se cumpra a tradição e, por outro, uma gestão mais ef**az quer logística quer do fundo maneio.
Os trabalhos culminaram nos dias 13, 14 e 15 de Agosto, com os festejos em honra de Nª Sra. da Saúde.
Depois de uma paragem forçada por dois anos, a tão esperada festa pôde finalmente realizar-se, com um programa apelativo que atraiu milhares de pessoas.
Foram dias de convívio e animação, onde não faltou um Snack-bar com petiscos tradicionais, uma grandiosa Quermesse com prémios fantásticos que terminou logo no segundo dia, espectáculos de música à noite ou ainda o desfile da Marcha Popular da Casa do Povo, que deu cor à tarde de Domingo. O ponto alto destes festejos é sempre a Eucaristia seguida da Majestosa Procissão que percorreu a Estrada Nacional, que se tornou pequena para acolher tão grande mar de gente. A Comissão enveredou esforços para que saíssem à rua todos os andores, ladeados de crianças vestidas a rigor, acompanhados pela Banda Castanheirense e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Águeda, que marcaram o compasso de uma das maiores romarias da Bairrada. Momentos de fé e devoção, mas também de amizade e convívio numa tradição que não se quer perder.
A Comissão de Festas agradece a todos os que contribuíram ao longo de quase um ano de trabalhos e eventos, à generosidade dos Avelanenses, Amigos e Patrocinadores e a todos que aceitaram o desafio para ajudar. Dado as restrições que ainda fomos vivendo, a aposta da comissão foi feita na exploração da Barraquinha da Igreja – um muito obrigado a todos os que contribuíram com ofertas e a todos os que adquiriram as iguarias que fomos vendendo. Foi a zona centro que lançou esta iniciativa, no já longínquo ano de 2003, que foi depois replicada nas freguesias vizinhas, iniciativa que garante a recolha de fundos e satisfaz os nossos conterrâneos que já se habituaram a procurar os pitéus caseiros todos os sábados. Gratidão por todos os que ‘alimentam’ esta ideia!
Com o passar dos anos, as zonas vão perdendo pessoas, pelos mais diversos motivos e que não deixam de ser lembradas e as novas que vêm, não chegam para renovar a mão-de-obra. Ainda assim, esta foi uma comissão pequena mas trabalhadora e o balanço final foi mais que positivo – as metas estipuladas foram atingidas e o número de visitantes superou as expectativas. Bem hajam todos os que integraram esta comissão de festas.
Avelãs de Caminho é terra de tradições, sendo as suas festas o mote para que se continue a trabalhar para a comunidade e assim estreitar laços, cultivar amizades e criar grandes e boas memórias… que assim continue!