06/01/2024
Abaixo-assinado por UPA na Região Alta pretende reunir 3 mil assinaturas
Santa Cruz do Sul – O vereador Rodrigo Rabuske espera finalizar o mês de janeiro com 3 mil assinaturas no abaixo-assinado que solicita a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na região Alta de Santa Cruz do Sul. A meta é recolher as adesões ao documento até o final de janeiro, quando o vereador pretende apresentar a solicitação ao secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, bem como aos deputados federais a fim de garantir uma mobilização multipartidária em torno do tema.
Rabuske destaca que em setembro esteve em Brasília, quando se informou no Ministério da Saúde, a respeito dos requisitos para a instalação de mais uma UPA em Santa Cruz do Sul. Segundo ele, anteriormente, um dos critérios exigia a instalação da unidade num bairro com entorno de 50 mil habitantes, e que esse quesito foi retirado.
“Obtivemos a informação de que a construção de novas unidades seriam liberadas entre 2024 e 2025 e, assim, iniciamos uma mobilização entre os moradores da região alta da cidade – Linha João Alves e Linha Santa Cruz, que precisam se deslocar para a UPA do Esmeralda, o Hospitalzinho ou o PA do Hospital Santa Cruz. Entendemos que a região já pode ser beneficiada com este serviço”, salientou.
Entre os locais que Rabuske apontou como ideia para ser contemplado com a UPA, é nas proximidades ao viaduto Fritz e Frida. Além de Linha Santa Cruz, Linha João Alves, Linha Pinheiral, Linha Nova, Rio Pardinho, Boa Vista, várias localidades do interior seriam beneficiadas com o atendimento.
O custo para a instalação de uma UPA nível 1 é de aproximadamente R$ 5 milhões, em recursos que devem ser buscados junto ao Ministério da Saúde, emendas parlamentares ou através do orçamento municipal. Outro ponto importante é o custo de manutenção mensal, que precisa ser previsto dentro do orçamento municipal, junto com repasses do Governo Federal.