21/05/2024
O ElascomElas REFORÇA a importância da data 18 DE MAIO: “DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.
Há 18 anos, o instituto participa das atividades do dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, data esta instituída pela Lei Federal nº 9.970. Uma conquista da sociedade brasileira na luta em prol dos direitos humanos das crianças e adolescentes no país. 🌻Precisamos continuar nessa cruzada de luta em defesa da nossa juventude, para diminuirmos os números dessa inconcebível violência.
🌻No Brasil, a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual — física e/ou psíquica, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
🌻 O Brasil detém uma marca brutal, infelizmente, é o segundo país do mundo que mais registra essa modalidade de crime contra crianças e adolecentes.
🌻Estamos no MAIO LARANJA e é dever do Estado e de toda sociedade prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra e adolescentes em nosso país.
🌻 Você sabe o porquê de uma flor como símbolo da campanha "MAIO LARANJA"? A flor remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
🌻Para denunciar, DISQUE 100, 190 ou 197.
#18 de maio
Pelo “Disque 100”, de janeiro a abril chegaram ao ministério registros de 17,5 mil violações que envolvem abuso, estupro, exploração sexual, assédio sexual e abuso sexual psíquico.
Nos quatro primeiros meses de 2022, foram 6,4 mil denúncias e 10,4 mil violações se***is contra crianças e adolescentes. Se comparadas com o mesmo período de 2023, as violações representam um acréscimo de 68%
Os dados mostram também que o lugar onde ocorre o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, ou da vítima e do suspeito, com mais de 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.