27/10/2021
5 dicas sobre como plantar orquídeas no vaso.
Melhor do que comprar uma orquídea, é tê-la plantada em casa, não é mesmo? Para realizar essa proeza e ter flores sempre lindas, separamos as dicas sobre como plantar orquídea no vaso; confira agora mesmo!
1. Escolher o vaso ideal é super importante
Para ter sucesso no plantio da orquídea é preciso escolher o vaso ideal, e o vaso perfeito é o de barro, pois ele ajuda na questão da respiração da planta. Além disso, o vaso deve ser um pouco mais alto do que o bulbo da planta, ok?
No entanto, você pode optar por vasos de plástico que são mais em conta. Nesse caso, deve-se ter uma atenção maior com relação às regas. Se planta ficar balançando, coloque um apoio para ela se firmar, pode até ser um palito de churrasco com um arame fino.
2. Substrato para fortalecer a planta
O substrato é indispensável para que a sua orquídea cresça e se desenvolva de forma adequada e satisfatória. Por isso, escolha um bom substrato próprio para orquídeas e que tenha musgo misturado, de preferência. Não use opções com fibra de coco, pois pode prejudicar a planta.
3. Regas
Orquídeas devem ser regadas com equilíbrio: nem demais, nem de menos. Verifique a umidade do solo com o dedo mesmo a cada dois dias e se ele estiver seco, é o momento ideal para regar.
Nunca deixe acumular água embaixo do vaso, pois isso faz com que a raiz da planta apodreça. Caso plante a orquídea no vaso de plástico, utilize menos água.
4. Drenagem: o segredo do sucesso
Forre o fundo do vaso com pedrinhas ou cacos de telha e complete com substrato. A questão da drenagem da planta é super importante; por isso, elabore um sistema funcional.
5. Adubação
O ideal é que após a floração, a planta descanse por cerca de três meses. Passado esse período, utilize o adubo NPK 10-10-10, mas cuidado com a dosagem (use metade) e localização – nunca coloque na raiz!
👉Compartilhe Essa Dica 🌺🌺💜💜