III Intervenções Históricas - Os bytes contam histórias [Mesa 07]
A sétima mesa do III Intervenções históricas será composta pelo mestrando Irineu João Luiz e Silveira Junior (discente PPGH UDESC), doutorando Antonio Diogo Greff de Freitas (discente PPGH UDESC), mestranda Letícia Costa Silva (discente PPGH UDESC) e mediação pela doutora Patrícia Carla Mucelin (egressa PPGH UDESC)
A mesa evidencia que por meio de fontes históricas, como por exemplo, jogos digitais e memes“é possível investigar os conceitos históricos, temporalidades, representações, memória coletiva e lugares de memória construídos em âmbito virtual. A mesa redonda pretende, deste modo, trazer novas perspectivas de análise para o programa de pós-graduação a partir de um corpo documental intrínseco ao tempo presente.”
III Intervenções Históricas - História, música e audiovisual [Mesa 06]
A sexta mesa do III Intervenções históricas será composta pelo doutor Carlos Gregório dos Santos Gianelli (egresso PPGH UDESC), doutor Luciano Py de Oliveira (egresso PPGH UDESC), mestra Talita Von Gilsa (egressa PPGH UDESC) e mediação pelo doutorando Carlos Eduardo Pereira de Oliveira (discente PPGH UDESC).
Tendo em vista que análise de produções musicais e audiovisuais integram um escopo análitico de uma produção historiográfica. A mesa tem como proposta “debater quais perspectivas teórico-metodológicas podem ser utilizadas quando se opta por desvendar estes campos da produção cultural”.
A partir disso “algumas perguntas podem ser levantadas: Como abordar fontes musicais e audiovisuais em uma produção historiográfica? O que estes documentos históricos podem indicar sobre determinado período? O que diferencia um trabalho de história de uma abordagem musicológica ou de estudo cinematográfico? E ainda, com relação ao campo específico da História do Tempo Presente podemos pensar em como uma produção historiográfica que aborde objetos musicais e audiovisuais pode somar na análise do mesmo? Como os conceitos de tempo, memória e esquecimento estão presentes nestas produções?”
III Intervenções Históricas - Beatriz Nascimento, Mukasonga, Pitanga e Fanon [Mesa 05]
A quinta mesa do III Intervenções históricas será composta pelo doutorando Adriano da Silva Denovac (discente PPGH UDESC), doutoranda Siméia de Mello Araújo (discente PPGH UDESC), mestranda Cadídja Assis Pinto (discente PPGH UDESC) e mediação pelo doutorando Rodrigo Ferreira dos Reis (discente PPGH UDESC).
A mesa tem como proposta “não narrar experiências no tempo, mas sentir o tempo das experiências vividas e transmitidas em um território cuja prática intelectual é uma reflexão analítica na qual acaba por se expressar na teoria de nossos sujeites históricos. Desta forma, esta mesa se propõe a evidenciar a potência da vida que se torna teoria a partir de uma perspectiva que vai para além da história”.
Além disso, partem para “o diálogo com as seguintes problemáticas: o que é uma intervenção histórica? A história quer intervir em quê? Como as interlocutoras e interlocutores do nosso diálogo compreendem a História? Propomos, então, pensar Beatriz Nascimento, Scholastique Mukasonga, Antônio Pitanga e Frantz Fanon na chave da interpretação sobre a intervenção histórica”.
Bora participar?
A mesa acontecerá no dia 28/09 às 19h00!
III Intervenções Históricas - A narrativa oral como fonte para construção [Mesa 04]
A quarta mesa do III Intervenções históricas será composta por Marcia Peixe Vargas (egressa PPGH UDESC), Malcon Gustavo Tonini (egresso ProfHistória), Anderson Cleber Loz (egresso ProfHistória) e mediação de Bibiana Werle (egressa PPGH UDESC).
A mesa tem como proposta “é apresentar discussões acerca da importância de pesquisas com fontes orais para revisitação de recortes temporais com histórias consolidadas por discursos estatais. Expor metodologias que proporcionam ao historiador à possibilidade de recompor paisagens do passado e atribuir sentidos aos lugares por meio de relatos, reforçando a memória coletiva e dando significado às identidades do presente”.
III Intervenções Históricas - perspectivas e desafios nas pesquisas sobre escolas de samba [Mesa 03]
A terceira mesa do III Intervenções históricas será composta pelo Paulo Roberto Santhias (egresso PPGH UDESC), doutoranda Fabiolla Falconi Vieira (discente PPGH UDESC), doutorando Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite (discente PPGH UDESC) e mediação pela doutoranda Carol Lima de Carvalho (discente PPGH UDESC).
Tendo em vista a conjuntura histórica que envolve as escolas de samba e trazendo a ideia de que o desfile é uma narrativa, muitas questões se levantam. A mesa tem a proposta de discutir: “Quem são e como narram seus narradores? Pode o desfile de escola de samba ser considerado uma forma de história pública ou uma plataforma para narrativas históricas? Quais as aproximações e distanciamentos entre as escolas de samba do Rio de Janeiro e os carnavais de menor repercussão midiática? Como as comunidades locais se relacionam com suas escolas de samba e interagem com sua narratividade?”.
III Intervenções Históricas - Homossexualidades no Tempo Presente [Mesa 02]
A segunda mesa do III Intervenções históricas será composta pelo doutorando Hélio Secretário dos Santos (discente PPGH UDESC), mestranda Kleire Anny Pires de Souza (discente PPGH UDESC), doutoranda Ariana Mara da Silva (discente PPGH UDESC) e mediação de Binah Ire Vieira Marcelino.
Considerando o “silêncio acerca das diversas homossexualidades nas pesquisas históricas brasileiras”, a discussão da mesa será em torno da “problematização do silenciamento das vivências e experiências no processo e no discurso histórico, promovendo reflexões sobre atualidades, novidades e emergências de movimentações contínuas, bem como evidenciar transformações políticas, teóricas e metodológicas que possibilitam os estudos históricos sobre homossexualidades no tempo presente, o próprio tempo de vida de historiadora(e)s que por aqui dialogam”.
III Intervenções Históricas - Infâncias e juventudes e os passados que não passam [ Mesa 01]
A primeira mesa do III Intervenções históricas será composta pela doutoranda Claudia Regina Nichnig (discente PPGH UDESC), doutora Camila Serafim Daminelli (egressa PPGH UDESC) e doutor Daniel Alves Boeira (Pós doutorando PPGH UDESC). A discussão será em torno das “Infâncias e Juventudes, nas quais se destacam análises acerca da atuação de inúmeros sujeitos, sejam elas/eles denominadas/os indígenas, trabalhadores/as, internos/as de instituições”.
Além disso, “o grupo primou nesta mesa relevar na historiografia brasileira alguns contextos em que as infâncias e juventudes aparecem como questões a serem “resolvidas”, questões socialmente vivas no tempo presente e que configuram “um passado que não passa””.