10/06/2022
No paciente em ventilação mecânica invasiva, modo controlado, sincrônico, a manobra consiste em fazer uma pausa de 15-30 segundos no final da expiração.
A pressão positiva aumenta a pressão intratorácica, que é transmitida para o átrio direito, reduzindo o retorno venoso, provocando, portanto, uma redução da pré-carga do ventrículo direito. Quando se faz uma pausa no final da expiração ao nível da PEEP, o impedimento cíclico no retorno venoso é interrompido e as câmaras direitas são preenchidas em seu máximo, como se ofertássemos uma prova de volume.
Se os ventrículos estão trabalhando na porção ascendente da curva de Frank-Starling, o aumento da pré-carga vai gerar um aumento do volume sistólico do ventrículo esquerdo, visualizado em tempo real, a beira-leito, no paciente com monitorização dinâmica do DC.
Se você se interessou e gostaria de aprender mais sobre esse e outros te**es de fluidorresponsividade, participe do Workshop de Monitorização Hemodinâmica, que irá acontecer nos dias 16 a 18 de junho, no Real Hospital Português, no Recife. ✅ Link na Bio!