22/05/2024
OBRIGADO! ❤️
Chegou a hora de voltar a agradecer a todos vocês, sem exceção. Agradecer a todos vocês que acompanharam o nosso trabalho desde o primeiro dia e que no passado fim de semana fizeram questão de estar ao nosso lado, sempre com uma palavra amiga e de carinho.
Foi uma Festa da Santa Cruz intensa, tal e qual como a idealizamos, tal e qual como sonhamos! Conseguimos honrar todos os Alvaranenses e comunidade que nos visitou, ao longo dos últimos dias, com uma festa digna, deslumbrante e cheia de riqueza cultural e artística.
Demos a conhecer a todo o país a mais nobre tradição. Mostramos o trabalho, dedicação e talento das nossas zeladoras a todo o mundo e, num abrir de portas, vimos as lágrimas e sentimos a emoção de quem viu a nossa Igreja Matriz pela primeira vez!
Tivemos a oportunidade de ver e ouvir, numa só voz e em uníssono os grupos corais da nossa freguesia, uma tela humana que f**ará na nossa memória.
Ao longo da noite de sexta-feira, fomos acolhidos por todos os lugares, cruzes e andores com carinho e ao ritmo da banda de música, concertinas e Tunas, podemos agradecer o esforço e dedicação de toda a comunidade para compor as 14 cruzes e 11 andores floridos. Como sempre, extraordinários, autênticos e belos!
No centro de Alvarães foi recriada, à escala, pela Associação de BTT “Os Reumáticos”, a Azenha da Almerinda, do rio Neiva, assim como foi representado o passado campestre de Alvarães através da reconstituição e exposição de algumas alfaias agrícolas e cereais. Um trabalho que demorou vários meses a ser executado e ao qual esta equipa se entregou de corpo e alma. Sem eles o coração de Alvarães não seria o mesmo!
Levamos à rua o folclore e num vira de pétalas dançamos, com paixão, as nossas tradições. Ao som da folia dos bombos e Zés Pereiras vimos o coração a acelerar e ao toque da fanfarra sentimos a emoção da procissão a chegar. Num sopro de melodia, vimos as bandas a passar e num rodopio de emoções lá estavam os andores, carregados aos ombros, pela fé e devoção de um povo.
No salão Paroquial tivemos a oportunidade de receber a arte, o engenho e o sabor dos nossos artesãos que brindaram e embelezaram a nossa Festa da Santa Cruz. Já num espirito de arraial, contamos com o apoio e presença de vários comerciantes que superaram as expectativas de quem nos visitou, com uma oferta diversif**ada e alguns sabores já bem conhecidos das Festas Populares Portuguesas.
Ao longo desta festa contamos com a ajuda de várias pessoas e amigos de coração que, discretamente, nos ajudaram com os transportes, coordenação, logística, limpeza do recinto e casas de banho, prato da igreja e articulação de infinitos detalhes pensados com carinho para enriquecer a nossa festa, nos vários momentos em que a comissão de festas tinha de se fazer apresentar à comunidade. Um sentido obrigado, a todos estes amigos que connosco viveram e sentiram a festa.
A Comissão de Festas de Alvarães falou sempre no coletivo e em nome de uma equipa de 22 elementos. Juntos, aceitamos o desafio de assinalar os 300 anos da Festa da Santa Cruz. A partir daqui, construímos o nosso percurso e com o lema “És a pétala que falta no meu Andor”, trabalhamos arduamente para vos proporcionar um ano cheio de animação, de convívio e acima de tudo, uma festa Digna. Foram vários os eventos que fizeram parte do nosso percurso para angariação de fundos. Com eles f**amos a conhecer melhor a comunidade de Alvarães e a conhecer melhor todos vocês, as nossas pétalas.
Mas hoje permitam-nos que seja feito o seguinte apontamento: André Faria, Artur Ribeiro, Bruno Afonso, Cláudia Passos, Daniel Faria, Diana Sottomayor, Diogo Torres, Diogo Maciel, Hélder Martins, José Lopes, Juliana Mendes, Júlio Vieira, Liliana Rodrigues, Lisa Neiva, Mariana Cruz, Mariana Faria, Pedro Arieira, Pedro Ribeiro, Roberta Araújo, Rúben Faria, Sara Ferreira, Sérgio Ribeiro. Estes são os nomes de quem está profundamente agradecido e orgulhoso do caminho que traçou.
Estamos gratos pela vosso apoio desde o primeiro dia, gratos pelas palavras de motivação, gratos pelos conselhos, partilhas de ideias e muita solidariedade para com esta equipa que trabalhou durante todo o ano com dedicação, coragem e muita determinação para honrar a Festa da Santa Cruz por mais um ano. Conseguimos!
“És a pétala que falta no meu Andor”, f**ará para sempre na nossa memória e será a mais extraordinária vivência de todos nós,
A Comissão de Festas 2024 de Alvarães.