Meu Gueto - Minha Bandula

  • Home
  • Meu Gueto - Minha Bandula

Meu Gueto - Minha Bandula Assim de repente...

MEU GUETO, MINHA BANDULA
convidamos um(a) artista para juntos dinamizarmos os nossos musseques com ARTE e CULTURA

Nós podemos mais...

11/10/2024

CINEMA NA MINHA BANDULA
(Sábado, pontualmente às 18H30 - Dia 26 de Outubro de 2024) - Filme: Quem quer ser um milionário? Contactos: 936 231 615 / 924 183 089.

Cinema na Minha Bandula é um segmento da Oficina do Saber que consiste na exibição de filmes e/ou documentários com conteúdo que faça surgir um debate no final da exibição. A cada sessão os(as) participantes da Oficina têm como tarefa elaborar um trabalho (análise crítica, resumo e resenha) do filme ou documentário.

O objectivo é usar o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade onde funcionam às Oficinas do Saber.

As exibições são realizadas mensalmente aos sábados e para este mês (dia 26 de Outubro) foi escolhido o filme "Quem quer ser um milionário?".

RESUMO
* Título Original: Slumdog Millionaire (Dirigido por: Danny Boyle e Loveleen Tandan / Roteiro: Simon Beaufoy e Vikas Swarup / Produtores: Christian Colson e Paul Ritchie / Duração: 120 minutos)
* Título: Quem quer ser um milionário?
* Quando: Dia 26 de Outubro, sábado, às 18h30.
* Apresentador: Santos Guari.
* Convidada: Lunga Izata (Noélia).
* Onde: Oficina do Saber - Mulemba.
* Quanto: Grátis.
* Classificação indicativa: 16 anos.
* Data de lançamento: 12 de novembro de 2008.
* Género: Comédia, drama e romance.
* Países de origem: Inglaterra.
* Indicações: Foi indicado a 10 Oscars, vencendo oito, incluindo Melhor filme, Melhor director e Melhor roteiro adaptado. Também venceu cinco BAFTA Awards e quatro Golden Globes.

SINOPSE
Quem quer ser um milionário?

Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire) é um filme de drama lançado em 2008, dirigido por Danny Boyle. A história acompanha Jamal Malik, um jovem de Mumbai, um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV "Quem quer ser um milionário?".

O curioso é que, mesmo sendo um jovem pobre e sem educação formal, consegue responder perguntas complexas no programa. E sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.

O filme é contado em flashbacks, que revelam como diversas experiências marcantes da vida de Jamal – envolvendo sua infância difícil, sua relação com o irmão Salim e seu amor por Latika – forneceram o conhecimento necessário para responder às perguntas do concurso. A jornada de Jamal é uma mistura de sobrevivência, tragédia e esperança, e a narrativa do filme mistura drama, romance e tensão, retratando questões sociais da Índia, como pobreza, injustiça social e o poder do destino.

Ao longo do filme, o público é levado a perguntar-se se Jamal realmente sabe todas as respostas ou se sua participação é uma obra do acaso.

APRESENTAÇÃO: Santos Guari

SOBRE A CONVIDADA
Lunga Noélia da Silva Izata

Lunga Izata nasceu em Luanda. É mestre em Gestão de Paz e Segurança em África, pela Addis Ababa University (Etiópia), Pós-graduada em Gestão de Mídia pela Rhodes University (África do Sul), e licenciada em Relações Públicas pela Leeds Beckett University (Inglaterra). A sua formação académica desencadeou o seu interesse pela Literatura, pelo seu poder de expor injustiças sociais e instigar mudanças.

O Sem Valor foi a sua primeira publicação independente, um romance que aborda depressão, autismo e a prostituição em Luanda; participou da compilação Aerial 2018 (contos sul-africanos), onde contribuiu com um conto intitulado Hello, My name is Thulani (Tradução: Olá, O meu nome é Thulani), que aborda questões de transgénero e representa uma alegoria a crise de identidade; foi coautora, com outros autores africanos, da antologia motivacional Destiny Sagacity (Tradução: Sagacidade do destino), sobre o poder do destino; o seu livro de memórias The Story is About Me (Tradução: A História Sobre Mim) conta as suas aventuras como voluntária em Kampala, enquanto trabalhava num projecto de voluntariado global da AIESEC Uganda; também contribuiu com o artigo Placing hope in Storytelling (Tradução: Colocando a Esperança na Narração de Histórias) para o World Dream Project, onde jovens de todos os países se juntaram para compilar sonhos baseados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e publicar o livro We Have A Dream (Tradução: Nós temos um sonho).

Redes sociais:
Instagram: lunganoelia
Facebook: Lunga Noélia Izata
Skype:
X: lunganoelia

Referências: Malorie Blackman (autora)

Mentores: Pai

OFICINA DO SABER - MULEMBA
OFICINA DO SABER - KANDWA
"A educação e a instrução são as nossas prioridades."

OFICINA DO SABER
7 de Março de 2013 - 7 de Março de 2024.

- Há 11 anos transformando vidas e concretizando sonhos pela educação e Instrução -





07/08/2024

CINEMA NA MINHA BANDULA
(Sábado, pontualmente às 18H30 - Dia 24 de Agosto de 2024) - Filme: Para garotas de cor. Contactos: 936 231 615 / 924 183 089.

Cinema na Minha Bandula é um segmento da Oficina do Saber que consiste na exibição de filmes e/ou documentários com conteúdo que faça surgir um debate no final da exibição. A cada sessão os(as) participantes da Oficina têm como tarefa elaborar um trabalho (análise crítica, resumo e resenha) do filme ou documentário.

O objectivo é usar o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade onde funcionam às Oficinas do Saber.

As exibições são realizadas mensalmente aos sábados e para este mês (dia 24 de Agosto) foi escolhido o filme "Para garotas de cor".

RESUMO
* Título Original: For Colored Girls (Dirigido por: Tyler Perry / Duração: 134 minutos)
* Título: Para garotas de cor
* Quando: Dia 24 de Agosto, sábado, às 18h30.
* Apresentadora: Justina Nacalesso "Ju".
* Convidada: Renata Torres.
* Onde: Oficina do Saber - Mulemba.
* Quanto: Grátis.
* Classificação indicativa: 12 anos.
* Data de lançamento: 2010
* Género: Drama
* Países de origem: Estados Unidos da América
* Indicações:

SINOPSE
Para garotas de cor

Filme adaptado da obra homónima de Ntozake Shange, de 1975, e consiste em uma série de 20 poemas que contam histórias de nove mulheres afro-americanas cuidam dos mais intensos temas que afetam mulheres, como amor, abandono, estupro etc. Uma reflexão sobre o que significa ser uma mulher afrodescendente.

Une as histórias de nove mulheres enquanto elas deslocam-se entre a existência uma da outra. Crises, corações partidos e crimes colocarão essas nova mulheres na mesma órbita, onde elas encontrarão pontos em comum e compreensão. Cada uma falará sua verdade como nunca antes. E cada uma saberá que ela é uma pessoa completa, gloriosa e divina em todas as suas cores.

APRESENTAÇÃO: Justina Nacalesso "Ju"

SOBRE A CONVIDADA
Renata Monteiro Torres

Renata Torres é uma artista multidisciplinar luso-angolana, nascida a 1 de Julho, em Luanda. É formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, no Brasil, possui formação complementar e técnica em teatro, moda, cinema, fotografia e dança feitas pela Escola de Artes Primeiro Encontro; participou da MasterClass Escrita para a Televisão de Shonda Rhimes, tem também o curso de Escrita Criativa pelo Goeth Institute e ainda o curso de Empreendedorismo Cultural pelo Procultura.

É artista visual, actriz, humorista, performer, guionista, realizadora, produtora e professora.

É fundadora da produtora artística aRTju e co-fundou a produtora cinematográfica ENVOLVE, Lda onde exerceu as funções de directora criativa, produtora, roteirista e realizadora, e foi também professora no curso de Moda da Faculdade de Artes de Luanda.

Foi mentora de técnicas de palco no projeto Muhatu, nas edições 2021 e 2024.

Foi nomeada para a categoria de melhor actriz no festival Unitel Angola Move 2ª edição. Faz parte da Power List de 2022 da plataforma mulimídia Bantumen.

Fez, em 2022, uma residência artística no Centro Cultural Hangar (Lisboa), pelo programa Procultura da Fundação Calouste Gulbenkian de onde resultou o espetáculo “Mwene-Kongo: A mulher da meia noite”, escrito e produzido por ela.

Ainda em 2022 fez curadoria de dois importantes eventos de cinema em Luanda, o Cine Geração, no mês de Março, organizado pela Geração 80 e o festival de cinema Pulungunza, organizado pelo Goeth Institute/Luanda em parceria com o Ondjango Feminista.

Produziu e fez parte da equipa de guionistas do Sitcom “Guest House”, exibido pelo canal Kwenda Magic, da DSTV.

No mesmo ano, isto é, 2022, produziu o seu primeiro filme “Parto Rosa - O Filme”, que introduziu-lhe a estreante como realizadora.

Fez parte do corpo docente do Departamento de Artes Visuais da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, leccionando no curso de Moda, de 2019 a 2021.

Dentro e fora de Angola conta com participações em peças de teatro, videoclipes, curtas-metragem, rádio-novelas, spots publicitários e exposições colectivas.

Foi apresentadora do programa "Figuras & Vidas" no canal Jango Luxo (2016). Participou na 3ª. Temporada do programa de stand-up comedy "Tropa dos Tuneza" no canal Mundo Fox.

Colabora com a plataforma de humor "Goz'Aqui" onde co-apresenta o notíciario satírico "Sopa Saber" e o talk show "GozéFêmea" ambos disponíveis no YouTube.

A artista é também conhecida por sua participação em diversos programas de televisão e rádio para abordar diferentes assuntos de cariz sócio- comportamental, cultural e artísticos.

Principais trabalhos
Actriz
Teatro:
* Mwene-Kongo: A mulher da meia noite - Encenação: Renata Torres (2022);
* Vamos falar a sério - Stand-up Comedy (2019);
* Parto Rosa (Monólogo) - Encenação: Matamba Joaquim & Renata Torres (2017);
* Medeia - Encenação: Edna Aguiar (2012);
* Bailei na curva - Encenação: Edna Aguiar & Ricardo Fogliatto (2011).

Televisão:
* Full Moon (Série) - 2022;
* Encurralados (Série) - 2021.

Cinema:
* Reflorescer (Direcção: Renata Torres) - Em execução;
* Propaganda (Direcção: Hélder Filipe) - Em pós-produção;
* Menina (Direcção: Pocas Pascoal) - Em pós-produção;
* Vou mudar a cozinha (Direcção: Ondjaki) - 2022
* Path to the stars (Direcção: Mónica de Miranda) - 2022;
* Parto Rosa (Direcção: Renata Torres) - 2022.

Performances:
* Di Banzelo (Elinga & FAOFEM);
* Saravá de Matamba (Fundação Arte & Cultura) - 2019;
* Em espera (Elinga Teatro) - 2018;
* Lua-anda (CCBA) - 2017;
* Carolina vive (CCBA) - 2017;
* Vida (TedX) - 2016;
* Kalunga (Marginal de Luanda) - 2015.

Vídeo clipes:
* Tudo para mim (Landrick ft Justino Handanga) - 2021;
* Atrofiar (Cef) - 2016;
* Ngicelukbuza (S***a ft. Heavy K) – 2016;

Guião / Produção / Direcção artística & realização:
* Slamers (Documentário) - Em pós-produção;
* O Processo (Série) - Em pós-produção;
* Guest House (Sitcom) DSTV - Kwenda Magic;
* Campanha de conscientização sobre doenças invisíveis (Believers);
* REMA - Mediatecas por Angola- 2017;
* Já te conheço (Rui Orlando ft. Bruna Tatiana);
* Sempre foste tu (Bruna Tatiana);
* 40 anos de independência de Angola;
* 45 anos de independência de Angola;
* Olhos azuis (Prodígio);
* Nakuzanga (Yola Araújo);
* Matemática do Amor (Matias Damásio);
* Um assobio meu (Eva Rap Diva);
* Wawera (Dj Darcy ft. Preto Show ft. Daniel Nascimento ft. Mayazuda);
* Papá (Matias Damásio);
* Encosta na dama do outro (Bebucho Que Kuya);
* Embrião (Lil Saint);
* Tarraxinha (Cef ft. Lil Saint).

Exposições
* invitus in futurum (Colectiva) - 2024;
* X-Files (Colectiva) - 2022;
* Arte Londrina (Colectiva) - 2012;

Redes sociais:
Instagram:
Facebook:
RenataTorres_oficial
Skype: natarys
X:

Referências: Zainab Johnson; Sarah Maldoror; Kamy Lara; Shonda Rhimes; Hélder Filipe; Tiago Costa; Matamba Joaquim; Rómulo Rosa...

Mentores: Vida(?)

OFICINA DO SABER - MULEMBA
OFICINA DO SABER - KANDWA
"A educação e a instrução são as nossas prioridades."

OFICINA DO SABER
7 de Março de 2013 - 7 de Março de 2024.

- Há 11 anos transformando vidas e concretizando sonhos pela educação e Instrução -







28/07/2024

CINEMA NA MINHA BANDULA
(Domingo, pontualmente às 18H30 - Dia 28 de Julho de 2024) - Filme: The Dark Knight. Contactos: 936 231 615 / 924 183 089.

Cinema na Minha Bandula, é um segmento da Oficina do Saber, que consiste na exibição de filmes e/ou documentários com conteúdo que faça surgir um debate no final da exibição. A cada sessão os(as) participantes da Oficina têm como tarefa elaborar um trabalho (análise crítica, resumo e resenha) do mesmo filme ou documentário.

O objectivo é usar o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade onde funcionam as Oficinas do Saber.

As exibições são realizadas mensalmente aos sábados, mas para edição de Julho, faremos excepcionalmente no domingo (dia 28 de Julho) e foi escolhido o filme "The Dark Knight".
ENTRADA GRÁTIS

RESUMO
* “The Dark Knight”
* Estúdios: Warner Brothers, Legendary Entertainment, Syncopy, DC Comics.
* Director: Christopher Nolan.
* Produtores: Kevin de la Noy, Benjamin Melniker, Thomas Tull, Michael E. Uslan.
* Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan.
* História: Christopher Nolan, David S. Goyer.
* Música: Hans Zimmer, James Newton Howard.
* Director de Fotografia: Wally Pfister.
* Editor: Lee Smith.
* Tempo de execução: 152 minutos.
* Quando: Dia 28 de Julho, domingo, às 18h30.
* Apresentador: Phrof Zbi.
* Convidado: Tiago Costa (TC).
* Onde: Oficina do Saber - Mulemba.
* Classificação indicativa:
* Data de lançamento:
* Indicações:

SINOPSE
“The Dark Knight"

O Cavaleiro das Trevas, filme americano de super-heróis, lançado em 2008, é considerado um dos maiores filmes de super-heróis já feitos. Dirigido por Christopher Nolan, o filme é a segunda parte da trilogia O Cavaleiro das Trevas, que foi lançada com Batman Begins em 2005 e concluída com O Cavaleiro das Trevas Ressurge em 2012. Embora todos os três filmes tenham sido bem sucedidos, os temas oportunos de O Cavaleiro das Trevas e de Heath Ledger, a performance icónica como uma encarnação terrivelmente imprevisível do Coringa fez deste filme um fenómeno crítico e comercial. Com seu retrato complexo e corajoso de Gotham como uma cidade sitiada, é considerado um filme que define a era da guerra dos E.U.A contra o terrorismo após os ataques de 11 de Setembro. O sucesso do filme teve uma influência significativa no desenvolvimento do género super-herói e na carreira subsequente do director Nolan.

APRESENTAÇÃO: Phrof Zbi

SOBRE O CONVIDADO
Tiago Manuel Bessa da Costa

Nascido em Portugal em 1985, Tiago Costa (TC) é um humorista angolano, filho único do casal Ana Paula Bessa e Gustavo Manuel da Costa. Seus pais, embora lhe tenham proporcionado dois irmãos, desempenharam um papel fundamental na sua formação. Tiago formou-se em Direito, acreditando que a advocacia lhe proporcionaria uma boa qualidade de vida. No entanto, ao concluir o curso, percebeu que sua verdadeira vocação era trabalhar para a sociedade.

A carreira de Gustavo Costa como jornalista, frequentemente incompreendido e levado a tribunal, influenciou Tiago a se esforçar e a dedicar-se mais ao curso. Com os conhecimentos adquiridos, Tiago usa o Direito como base para suas piadas.

Tiago Costa gosta de ser apresentado como filho de jornalistas, pois seu pai exerceu a profissão e sua mãe é funcionária da Angop (Agência Angola Press). Ele considera que a união de seus pais criou "um dado com muita memória", justificando que a base de dados com a qual se identifica deve-se ao acesso à informação desde cedo, fomentando sua curiosidade e tornando-o um jovem socialmente preocupado.

Frequentando o evento ‘Artes ao Vivo’, que mesclava poesia e música, Tiago foi desafiado por um amigo, que conhecia seu foco no humor. Dando assim início ao projecto Goza’qui, aceitando o desafio inicialmente por um mês, Tiago nunca mais parou devido à adesão massiva da sociedade.

Tiago criou um espaço para dar oportunidade aos humoristas angolanos, promovendo a cultura e o talento local. Hoje, o projecto já conta com mais de 10 anos e é o primeiro clube de humor, sendo assim a maior plataforma humorística do país.

Apresentador do PodCast Goz'Aqui, que é um podcast que explora temas de cultura, comportamento e actualidades com uma abordagem descontraída e irreverente. Apresentado pelo próprioTiago Costa, onde a cada episódio traz discussões envolventes sobre tópicos variados, desde tendências sociais até histórias pessoais e entrevistas com convidados especiais que analisam questões económicas, sociais e políticas. Com humor e autenticidade, o podcast busca entreter e acima de tudo formar e informar consciêncis, proporcionando aos ouvintes uma experiência bastante divertida e reflexiva. Como humorista, Tiago Costa faz recurso as figuras de estilo para garantir que as conversas não sejam superficiais, sempre com um toque de ousadia e criatividade, desfila a sua inteligência.

O humorista está noivo de Lurdes Cardoso e diz que não pensa ter filhos. Revela gostar de pessoas que não se sentem confortáveis com a instabilidade no país e afirma que aprecia ler e faz de tudo para não fazer nada. Mas vê-se financeiramente estável daqui a 10 anos. Não sabe cozinhar. Nos seus tempos livres, reitera, não gosta de fazer nada. E considera-se uma pessoa "agarrada” financeiramente.

Redes sociais:
Instagram: tiiicii
Facebook: tiiciii
YouTube: tiiicii
X: ti_ticii
Skype: N/A

Referências: Cólua, Geovannia, Renata, Maestro, Orlando e Ladilson.

Mentores: José Manuel da Costa (avô), Gustavo Manuel da Costa (pai), Paula Bessa (mãe), Jon Stewart, Trevor Noah, Ricardo Araújo Pereira, Ricky Gervais e Chris Rock.

OFICINA DO SABER - MULEMBA
OFICINA DO SABER - KANDWA
"A educação e a instrução são as nossas prioridades."

OFICINA DO SABER
7 de Março de 2013 - 7 de Março de 2024.

- Há 11 anos transformando vidas e concretizando sonhos pela educação e Instrução -







19/06/2024

CINEMA NA MINHA BANDULA
(Sábado, pontualmente às 18H30 - Dia 22 de Junho de 2024) - Filme: Deepwater Horizon. Contactos: 936 231 615 / 924 183 089.

Cinema na Minha Bandula, é um segmento da Oficina do Saber, que consiste na exibição de filmes e/ou documentários com conteúdo que faça surgir um debate no final da exibição. A cada sessão os(as) participantes da Oficina têm como tarefa elaborar um trabalho (análise crítica, resumo e resenha) do mesmo filme ou documentário.

O objectivo é usar o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade onde funcionam as Oficinas do Saber.

As exibições são realizadas quinzenalmente aos sábados, e para este sábado (dia 22 de Junho) foi escolhido o filme "Deepwater Horizon".

RESUMO
* “Deepwater Horizon” – (Companhias produtoras: Participant Media; Di Bonaventura Pictures / Produção: Lorenzo di Bonaventura; Mark Vahradian; Mark Wahlberg; Stephen Levinson; David Womark / Director: Peter Berg).
* Quando: Dia 22 de Junho, sábado, às 18h30.
* Apresentador: Baptista Serafim "Dedas".
* Convidado: Edgar Delgado (Eddy Bower).
* Onde: Oficina do Saber - Mulemba.
* Quanto: Grátis.
* Classificação indicativa: 12 anos.
* Data de lançamento: 29 de setembro de 2016 (Hong Kong)
* Indicações: Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Oscar de Melhor Edição de Som, e mais 6.

SINOPSE
“Deepwater Horizon”

Conheça a história de sobrevivência e valor de 126 trabalhadores presos durante uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México. Baseada em factos reais, a história passa no Golfo do México, na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon. Diante de um dos piores vazamentos de petróleo na história dos E.U.A, Mike Williams (Mark Wahlberg) e os demais trabalhadores embarcados lutam para escapar com vida do terrível acidente.

APRESENTAÇÃO: Baptista Serafim "Dedas"

SOBRE O CONVIDADO
Edgar Luís Paulino Delgado

Edgar Delgado (Eddy Bower), filho da Mulemba, de nacionalidade angolana, casado. É profissional especialista em Automação e Controlo, formado em Engenharia Industrial e Sistemas Eléctricos pela Universidade Metodista de Angola.

Tem sua actuação em actividades profissionais na área de Automação e Controlo, por 6 anos com referência de vários projectos executados e aplicados, sendo profissional da área industrial angolana por mais de 10 anos.

Movido pelo seu amor à arte e a filantropia, exerce como actividades extras a actuação sendo actor e membro fundador do Grupo Teatral Jovens da Mulemba, membro benemérito da Oficina do Saber e antigo secretário-geral do Serão "Onjango". Também foi orientador de projectos na área de electricidade para o ensino médio.

Redes sociais:
Instagram: bowereddy
Facebook: eddybower
Skype: N/A

Referências: Jin Rohn, Umar Jonson, Denzel Washington, Harvey Madiba, Isidro Furtunato, Gangsta, Tiago Costa, António Kapangu, MCK e Luaty Beirão.

Mentores: Universidade Hip Hop, Jaime Dias e Otaniel Banda.

OFICINA DO SABER - MULEMBA
OFICINA DO SABER - KANDWA
"A educação e a instrução são as nossas prioridades."

OFICINA DO SABER
7 de Março de 2013 - 7 de Março de 2024.

- Há 11 anos transformando vidas e concretizando sonhos pela educação e Instrução -







19/06/2024

YALI NA MINHA COMUNIDADE tem como objectivo tornar a YALI (Young African Leaders Initiative, em português, Iniciativa de Jovens Líderes Africanos), mais próxima das comunidades e partilhar ideias, conhecimento e experiências que empoderam os jovens.

Maior proximidade e mais partilha, para todos os jovens angolanos.

Data: 13 de Julho.
Horário: 9H30.
Local: Sede da III Divisão, Cacuaco.

Convidados:
- Álvaro Kalei (Empreendedor e Alumni YALI);
- Natália da Conceição (Professora, Líder Comunitária e Alumni YALI);
- Proletário (Activista cívico e político, Líder comunitário e Membro da III Divisão).

Inscreva o teu bairro, escola ou grupo de amigos neste projecto e juntos vamos conectar Angola.

Contactos:
(00244) 937 220 336 - Álvaro Kalei;
(00244) 990759 449 - Natália da Conceição;
(00244) 924 183 089 - Harvey Madiba.

USAID - US Agency for International Development
USAID Southern Africa
U.S. Embassy Luanda
Young African Leaders Initiative Network
YALI Regional Leadership Center Southern Africa
Unisa - The University of South Africa


13/05/2024
12/05/2024
09/05/2024

CINEMA NA MINHA BANDULA
(Sábado, pontualmente às 18H30 - Dia 11 de Maio de 2024) - Filme: Os três idiotas. Contactos: 936 231 615 / 924 183 089.

Cinema na Minha Bandula, é um segmento da Oficina do Saber, que consiste na exibição de filmes e/ou documentários com conteúdo que faça surgir um debate no final da exibição. A cada sessão os(as) participantes da Oficina têm como tarefa elaborar um trabalho (análise crítica, resumo e resenha) do mesmo filme ou documentário.

O objectivo é usar o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade onde funcionam as Oficinas do Saber.

As exibições serão realizadas quinzenalmente aos sábados, e para este sábado (dia 11 de Maio) foi escolhido o filme "Os 3 Idiotas".

RESUMO
* “Os 3 Idiotas” – (3 Idiots. Índia, 2010, 105 minutos. Comédia/Drama. Direção: Rajkumar Hirani. Com Aamir Khan, Sharman Joshi, Madhavan).
* Quando: Dia 11 de Maio, sábado, às 18h30.
* Apresentador: Matufuene Nlandu "Matu".
* Convidado: Kitengo Kunga (Pato na Área).
* Onde: Oficina do Saber - Mulemba.
* Quanto: Grátis.
* Classificação indicativa: 14 anos.

SINOPSE
“Os 3 Idiotas”

A comédia é a maior bilheteria de todos os tempos na Índia e o filme indiano mais rentável nos Estados Unidos da América (EUA), além de ter conquistado 16 dos 27 prémios do International Indian Film Awards 2010.

Os tais idiotas do título são: Raju (Sharman Joshi), Rancho (Aamir Khan) e Farhan (Madhavan), que se conhecem na faculdade de engenharia, na qual estão por razões distintas e não exactamente por vontade própria.

Boa parte da história é narrada por flashback, com a voz em “off” de Farhan. Ele quem informa os detalhes do relacionamento do trio, que viveu poucas e boas desde o início do curso universitário, até que seus caminhos foram se dividindo.

A união dos amigos foi propiciada pela figura subversiva de Rancho, questionador dos métodos adoptados e dos conteúdos ministrados pelos professores de faculdade, que envolvem memorizações mecânicas e teorias que soam muito distantes da realidade que espera aos alunos.

A produção mistura comédia com um tom crítico e dramático. Também mostra de maneira perceptível a educação rígida da Índia e as diferentes formas de obtenção de conhecimento, seja pelo árduo ensino e memorizações mecânicas ou pela pesquisa e forma questionadora de Rancho.

Além de tratar da questão dos métodos de ensino e conhecimento, o filme ainda discute situações como o direito dos filhos à escolha do curso ideal, que era o caso de Farhan que desejava ser fotógrafo e só cursava engenharia por causa do pai, e também fala de atitudes drásticas como o suicídio, quando Raju tenta tirar a própria vida ao ver que corre o risco de desapontar a mãe necessitada.

APRESENTAÇÃO: Matufuene Nlandu "Matu"

SOBRE O CONVIDADO

Kitengo Xavier Cunga, de nacionalidade angolana, nascido aos 17 de julho de 1981, casado, iniciou a sua carreira artística em 1996, aos 15 anos no grupo teatral “Horizonte Njinga Mbandi” como actor, tendo participado em vários festivais de teatro nacionais. Em 2001 começou a carreira televisiva na Televisão Publica de Angola também como actor tendo sido nomeado 3 vezes para prémios de melhor actor e participado em várias telenovelas de curtas e longas metragens dirigidas por conceituados directores brasileiros e portugueses, destacando-se as seguintes:

- 2001 “Vidas Ocultas” (curta metragem), com o personagem Rogério;
- 2002 “Reviravolta” (Longa metragem) com o personagem Cajó;
- 2005 “Sede de viver” (Longa metragem) com o personagem Tosquinha;
- 2006“Entre o Crime e a paixão (Curta metragem) com o personagem Dr Gustavo;
- 2008“Minha Terra Minha Mãe” (Longa metragem) com o personagem Kimbala;
- 2012 “Windek” (Longa metragem), participação especial;
- 2014 “Jikulumesso” (Longa metragem), com o personagem Bento.

Em 2010 pela Semba Comunicação, começou o programa de entretenimento “PATO”, um programa de sátira social com base em entrevistas nas ruas e eventos diversos. O “Pato” é um programa inovador que conquistou a audiência em Angola e não só, tendo conquistado o prémio de melhor programa de entretenimento no Angola 35 Graus em 2012. O sucesso do programa dá-se pelo facto do seu público alvo ser muito abrangente e pelo apresentador carismático que partilha a sua boa disposição com os entrevistados. O programa que encontra-se no ar até o momento e é seguido por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais.

Kitengo Xavier Cunga, é licenciado em engenharia Informática para a especialidade de gestão, pós- graduado em Gestão Aplicada, Consultor de Endomarketing, Orientador de Team Building, técnico de responsabilidade social do Ministério das Finanças em Angola.

Trabalha como voluntario desde 2001, com destaques;
- Trabalhou como voluntario na direção do orfanato “Pequena Semente” de 2006 – 2018;
- Foi pivô de um programa de rádio ( de 2018- 2020) dedicado a responsabilidade social denominado “Na Via” emitido pela Radio Kairós (98.4);
- Em 2019, a convite do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, representou Angola na cimeira juvenil africana de empreendedores sociais “Youthconnekt”, realizada no Rwanda;
- Mentor e responsável do portal do voluntario: (www.portaldovoluntario.org);
- 2020, a convite da UNV Angola (agência de voluntários da ONU), foi moderador do acto central que saudou o dia internacional do voluntário (5 de Dezembro) que teve a participação da representante da ONU e PNUD em Angola, presidência da república, cruz vermelha e muitos outros;
- Criador do Fórum internacional do voluntariado, realizado virtualmente (com periodicidade quinzenal) desde o inicio da pandemia do Covid 19.

Redes sociais:
Instagram: Kitengo_Kunga
Facebook: Kitengo Kunga
Skype: Kitengo-Kunga

Referências:
Reynaldo da Costa Boury: Director de televisão brasileira
Adelino Caracol: Director do Grupo teatral Horizonte Nginga Mbandi
TPA:
Departamento de ficção
Semba Comunicação
Puqueria Vandunem: Actriz,
Dicla Burity: Actriz e apresentador da televisão Angolana
Fredy Costa: Actor internacional e modelo Angolano
Aloysyo Filho: Director e productor brasileiro.

OFICINA DO SABER - MULEMBA
OFICINA DO SABER - KANDWA
"A educação e a instrução são as nossas prioridades."

OFICINA DO SABER
7 de Março de 2013 - 7 de Março de 2024.

- Há 11 anos transformando vidas e concretizando sonhos pela educação e Instrução -






Address

Kassequel De Lourenço, Rua 41

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Meu Gueto - Minha Bandula posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Meu Gueto - Minha Bandula:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Event Planning Service?

Share