21/12/2024
Para início de conversa, permita dizer: este artigo de opinião escrevi em 2020, na minha página do Facebook, sempre que chega o natal, o artigo ressuscita. A época natalícia já chegou, o dia do natal como tal, está já aí na esquina, daqui a nada é dia 25, o puro dia!
Sejamos honestos, o natal na banda já não é o mesmo há décadas, desde que a crise chegou , o "Natal do Man Zé" também desapareceu, hoje em dia, é raro ver as ruas pintadas com todo aquele cenário que estávamos habituados.
Na semana passada, estive vários estabelecimentos comerciais e por caso, deparei-me com uma caixa com o seguinte dizer: "Boas festas", na minha retirada, um dos dos funcionários , em tom amigável, como quem não quer pedir, soltou: boss, não deixa nenhuma boas festas ", ao ouvir isso, dei um sorriso irónico e comecei a lhe explicar sobre o assunto.
Nesta fase, em quase todos estabelecimentos,
há sempre uma "caixa de boas festas", onde os clientes devem colocar lá dinheiro, como sinônimo de boas festas.
Meus senhores, caros leitores, não querendo dar uma de "professor de Língua Portuguesa", longe de mim, mas dizer "Boas Festas" à alguém não significa PEDIR, pelo contrário, a frase exprime um DESEJO, e não um pedido, como nos fizeram acreditar desde muito tempo.
Essa forma de "arrancar" algumas moedas, através do natal, ao dizer "Boas Festas", não vem apenas das Instituições Comerciais, mas também por todas as crianças de Cabinda ao Cunene, e parece que já virou moda na banda.
Entretanto, eu sei que esta frase tem trazido inúmeras contradições, no meio de muita gente.
Meus senhores, mais uma vez, percebam uma coisa duma vez por toda:
O termo" BOAS FESTAS" não é sinónimo de "PEDIR", mas sim de "DESEJO" à alguém. Conquanto, quando alguém diz "BOAS FESTAS" está exactamente a desejar que este período, o NATALÍCIO, corra tudo bem e não a "PEDIR" presente ou alguma coisa, do tipo: bolo, gasosa, dinheiro ou coisa do género.
Depois nesta fase mais da crise, com a subida da cesta básica, o correcto é desejar e não pedir. Confesso, também cresci pensando que BOAS FESTAS é pedir, por exemplo: CEO da MOCHILADAS, está onde as minhas BOAS FESTAS? E foi assim por um bom tempo, até que fiquei mais velho, refleti e fui na lógica.
Xé, BOAS FESTAS não é nada pedir, é mesmo desejar bom natal, porque os Angolanos gostam de lutar até no mês das quadras festivas, logo, tenham mesmo Boas Festas e nada de confusão.
Contudo, ainda nesta senda, não pretendo ser "padrinho de natal de ninguém" e caro leitor, não esqueça, quero as MINHAS BOAS FESTAS( risos).
Por: Elácio Domingos (Jornalista)