05/11/2019
A excelente Intervenção de um dos nossos ilustres convidados, Sr. José (Djô Pam) Oliveira.
HOMENAGEM A CHÃ DE PEDRAS
P I A de C I M A
Começo por agradecer à Comissão destas Festas nas pessoas do Verónico Jorge, Emília Flor, Rosendo Jorge e Lidiane Santos pelo convite para cá estar convosco, e agradecer também pela vossa iniciativa de não deixar Chã de Pedras cair no esquecimento e na indolência. Agradecer a todos os presentes e principalmente a este lindo vale de Chã de Pedras que nos viu nascer e que continua albergando a todos que aqui quiserem viver sem nada pedir em troca.
Aceitei este convite de muito bom grado e com extrema humildade porque nunca será demais se, cada um de nós, puder fazer qualquer coisa de positivo para nossa localidade, para nossa ilha ou para o nosso país.
Para nós, Chanpedrenses, o início de Cabo Verde ou o centro de Santo Antão e do Mundo deve ser sempre Chã de Pedras. Não seremos nada e ninguém nos reconhecerá valor se não formos gratos àqueles que nos deram a vida como nossos pais, nossos antepassados e nossa localidade onde ficou enterrado o umbigo no primeiro momento em que tivemos contacto com a vida fora do ventre das nossas mães.
A primeira solidariedade deve ser praticada entre nós Champedrenses para podermos ser solidários com os outros, todos sem distinção. E a melhor forma de conseguirmos este desiderato é começando por demonstrar gratidão àqueles e a quem nos deu a vida:
HOMENAGEAR PIA DE CIMA e CHÃ DE PEDRAS é isso mesmo, é gratidão, é um ato de juramento de fidelidade e de retribuição de honra por aqui termos nascido. É uma forma de mostrar aos mais jovens e aos que não são daqui que nós nos sentimos orgulhosos e honrados por sermos naturais de Chã de Pedras a tal ponto que nos curvamos, em sinal de vénia e de reconhecimento por tudo que nos tem dado, incluindo a vida, perante este extraordinário vale.
Mas a melhor via de mostrar gratidão é fazer algo para oferecer, como atributo, a Chã de Pedras.
E, qual seria esse melhor ATRIBUTO:
Na minha opinião, de Champedrense idoso, é deixar alguma educação aos que aqui nasceram depois de nós, tal como:
• Respeito ao ambiente (eliminando qualquer vestígio de lixo nas vias públicas e nas zonas de cultivo, seja cana-de-açúcar, bananeira ou outros; combate cerrado ao plástico, plantação de árvores em todos os terrenos que deixaram de ser explorados para agricultura, utilização da água das nascentes com maior critério, adaptação aos novos métodos de rega, introdução de novas espécies, etc., etc.;
• Maior cuidado e dedicação para com os velhos e crianças;
• Uso moderado das bebidas alcoólicas e criação de alternativas de entretenimento para os adolescentes e jovens no geral;
• Maior exigência lá em casa e nas escolas; professores bem formados e alunos mais educados;
• Exigir dos governantes melhores infra-estruturas, como por exemplo a estrada de Pé de Subida até Pia de Cima onde nos encontramos neste momento;
• Exigir da governação local melhores condições de saneamento e de recolha de lixo; cuidar melhor dos utensílios de propriedade coletiva;
• Maior tolerância, espírito de solidariedade e de compreensão entre todos os Champedrenses;
Esta é, segundo este vosso conterrâneo, a melhor homenagem que podemos e devemos pugnar em atribuir a Chã de Pedras de todos nós.
Mais uma vez, um muito obrigado ao Verónico e sua equipa de organização, pelo convite e por esta oportunidade de estarmos juntos a favor de Chã de Pedras.
OBRIGADO CHÃ DE PEDRAS E VIDA LONGA PARA TODOS, DE PREFERÊNCIA SEGUINDO AS PISADAS DO SR AVELINO MONTEIRO.
VIVA PIA DE CIMA - VIVA CHÃ DE PEDRAS!
José Pedro Oliveira