06/03/2021
JOAQUIM F. A. JUNIOR (CHUME)
" GOLOS ATRÁS DE GOLOS "
No Distrito de Milange localizada na Província da Zambézia (Moçambique) nasce um rapaz humilde de nome Joaquim, mas conhecido por todos como Chume.
Os Pais por razões profissionais viajaram para Maputo.
Ainda na sua infância ,residindo na Capital do País na zona do Alto Maé teve a oportunidade de jogar o Bebec para ALTOMAÉ FC e se consagrar Campeão.
Entretanto, a procura de poder evoluir foi jogar nas camadas de formação no Clube do Maxaquene , e do Desportivo de Maputo.
Os anos foram passando, e no escalão Júnior teve a oportunidade de trabalhar com o treinador Elias no Atlético de Moçambique e se revelar que viria a ser um jogador de destaque.
" MAHAFIL FC A CAÇA POR CHUME"
No entanto, o Chume se transfere para o Mahafil FC, onde acaba ganhando a confiança da Equipa logo nas primeiras semanas por ter tido uma exibição excepcional nos jogos.
O jovem craque era estudante e não estava a conseguir gerir o tempo das aulas e os treinos no Clube, o que o levou a abandonar o futebol, para se dedicar aos estudos como sua prioridade recomendada pelos Encarregados.
" ESTAVA FORMATADO PARA JOGAR O QUE QUER QUE FOSSE"
Entretanto, na Escola teve o convite dos colegas para jogar futsal, a princípio desconhecia da modalidade, mas cheio de confiança em si, aceitou o convite e foi participando em Torneios e Campeonatos dos Bairros e das Instituições, jogando para Autoridade Tributária e várias outras Equipas.
" GUERRA POR UM TALENTOSO QUE DA NAS VISTAS "
O interesse das equipas do Futsal Federado pelo Chume não tardou em surgir, teve propostas e a sua primeira aparição no Campeonato Sub 20 de futsal foi com a Camisola dos VERDES FC em 2016.
E no ano seguinte foi contratado pela USTM, onde pode aprender muito do futsal moderno convivendo com atletas mais experientes e isso fez dele um Pivô letal e goleador.
"CHUME CUMPRE O SONHO"
Em 2017 sob o Comando do Mister Bocuane o Churme na PAPELARIA REX FC desenvolveu algumas das suas habilidades, com objectivo de poder crescer e jogar em grandes Clubes.
E no Campeonato Nacional realizado no mesmo ano na Capital o jovem craque Chume com a camisola do Clube PAPELARIA REX, teve uma excelente prestação em toda prova e fez com que o Treinador e Presidente da UPHONE FC se interessasse por ele, firmando um contrato aliciante.
A UPHONE FC é um grande Clube Futsal da Cidade da Beira, e Chume ao receber o convite para fazer parte da equipa fora da Cidade habitual sentiu como um desafio, e teve a satisfação de conseguir atingir o objetivo dos seus sonhos que era jogar em um grande Clube.
O jovem craque viajou para a Beira e se deparou com uma UPHONE FC composta por atletas de nível tecnico de Elite, viu que não bastava só ter realizado o seu sonho em fazer parte desse grande Clube, tinha que trabalhar para justif**ar ser merecedor.
O Bay Hussein, Treinador e Presidente do Clube UPHONE havia feito um plantel preparado para qualquer situação do jogo, frente a qualquer adversário dentro e fora da Província de Sofala.
Na equipa encontravam-se artistas da bola, o veterano Rammadan, Massango, Dembelé, Luva, Chume, e tantos outros que em campo conseguiam presentear ao público Beirense um verdadeiro chow de bola.
Em campo a UPHONE fazia coisas de encher os olhos, pois, vários eram os passes de Rammadan, as fintas de Dembelé, os remates e os golos do Chume.
A UPHONE em 2018 sagrou-se campeã Províncial invicta, e no Campeonato Nacional realizado na Cidade da Beira, teve no princípio um excelente começo, e o Chume se destacando como o homem golo na equipa, mas nas fases subsequentes acabou encontrando adversários muito fortes e acabou sendo iliminada nas meias finais.
O ano de 2019 veio ao Chume uma proposta super endinheirada da USAMAC FC .
O Clube do Português Ruben era conhecido como " El Dorado" o TOP em condições de trabalho, e financeiros.
O surto do Ciclone IDAI na Cidade da Beira, desolou os Pavilhões tirando todos planos dos Clubes em participar no Campeonato e dar continuidade as actividades, isso fez com que Chume regressasse a Maputo, e não tardou receber a proposta do Clube da Liga Desportiva de Maputo sob o Comando do Mister Elsinho.
" REGRESSO NÃO POR TÃO POUCO "
Em 2020 a Galáticos FC vice-Campeã Nacional em 2017, ambicionando conquistar a prova contrata o Chume para fazer parte do seu luxuoso plantel.
O jovem craque não pensou duas vezes em aceitar o convite, pois sabia do valor da proposta, do potencial da Galáticos e dos novos desafios que iria encontrar na Beira.
" SUSTO DA COVID-19"
A Pandemia entrou no País, e foi se espalhando a nível das Províncias até que o Chefe de Estado proclama estado de emergência, e várias actividades tiveram que parar, obrigando os Clubes a ter que desfazer os seus planos e o seu plantel.
Novamente Chume regressa a Maputo, e durante o ano teve que fazer exercícios técnicos com a bola e sem a bola incansavelmente em casa, para preservar a sua forma física e a sua técnica com a bola.
" CHUME ADMITE VOLTAR A JOGAR PROVINCIAL NA BEIRA"
No ano de 2021 no meio do surto da COVID-19, Chume não se passou despercebido dos Clubes em Maputo e teve a proposta do Grupo Desportivo de Maputo sob o Comando do trio muito conhecido no Futsal, o Mister Popsy, o Mister MD, e o Mister Sulumba.
Mas, o jovem craque conhece muito bem como é querido na Beira e sabe que a qualquer momento pode se mudar para a UPHONE, USAMAC ou a GALÁTICOS.
" UPHONE FC FOI UMA EQUIPA QUE ME DEIXOU MUITAS MARCAS E FIQUEI ENCANTADO PELA CIDADE DA BEIRA. - Continuou - COM OS SEUS HABITANTES, TIVE MOMENTOS INCOMPARAVEIS DENTRO E FORA DA QUADRA DO FUTSAL- E finalizou - BEIRA ESTARÁS SEMPRE NO MEU CORAÇÃO." - Palavras do Craque ChumeBIS