27/02/2024
Jovens Moçambicanos dispostos a morrer para defender o seu herói
Por: Frederico Macossa
Desde que a liderança da Renamo decidiu fazer guerra a Venâncio Mondlane e a perseguí-lo de todas as formas, os jovens de diferentes pontos do país começaram a reagir.
A revolta desta juventude se acentuou pela percepção de que, na Renamo, não está havendo igualdade de tratamento: Elias Dlhakama e Juliano Picardo manifestaram desejo de se candidatar, mas nem um fio dos seus cabelos é tocado pela actual liderança.
Tudo indica que, de facto, VM7 é mesmo um fenómeno político muito acima dos limites das paredes da Renamo, daí que mesmo havendo outros candidatos é como se não existissem.
Um facto notável é que está ser comum haver manifestações públicas, com cartazes, em vários pintos do país, em apoio incondicional ao herói da juventude da actualidade, Venâncio Mondlane.
A forma como estes jovens se manifestam é algo espantoso e inovador. Eles expõem as mensagens na praia, nas ruas, nas paragens do chapa, nos recintos desportivos sobretudo enquanto decorrem jogos, na praia....etc....etc.....algo muito inovador que está mostrando uma nova forma de fazer política fora dos padrões tradicionais.
O que mais nos impressionou foram cartazes em que os jovens expõem a sua disposição para "morrer" em defesa do seu herói, sobretudo pelos rumores que se adensam de que a cúpula de Ossufo Momade se prepara para elaborar uma cabala para expulsar VM7 do partido.
Mesmo em meio a tantas perseguições, ameaças, exonerações em massa, a juventude da Renamo e do País parece que não se abalou e continua firme em "morrer com Venâncio".