25/06/2024
CHOCOLATE COM PIMENTA DE CÂNHAMO
Quando digo que a cannabis é parte da alimentação do mundo desde os tempos mais primórdios, é a isso que me refiro.
A primeira pimenta togarashi foi feita durante a era Edo, no Japão, em meados de 1625 especificadamente numa lojinha chamada Yagenbori, em Tokyo.
A composição é de 7 especiarias: yuzu, gengibre, pimenta desidratada, alga marinha, gergelim branco e preto e uma espécie de “cardamomo” japonês chamado “Sansho”.
Shichimi vem da palavra “Shichi”, que significa 7 em japonês. Logo, a tradução literal de Shichimi Togarashi é “Pimenta de 7 sabores”.
Cada região tem a sua receita e forma de preparo e as sementes de cânhamo são facilmente encontradas em algumas de suas variações.
Na foto, um bolo de cenoura bem brasileiro com uma ganache BEM japonesa: flocos de togarashi flutuando sobre um tapete aveludado de ganache levemente salgado pelo umami do shoyu.
• No Japão, a cannabis passa por um processo complexo em busca da sua liberdade como medicina, apesar de ser tratada como alimento há milhares de anos.
Aqui no Uruguay já é possível encontrar produtos de cânhamo no supermercado.
• No Brasil, não temos acesso ao cânhamo como alimento, ainda.
Enquanto isso, vamos desmistificando seu uso através da culinária criando e adaptando sabores na cozinha para contar suas histórias.
E você, come cannabis?